As abelhas vêm sendo vítimas da crescente aplicação de agrotóxicos no Espírito Santo e em todo o Brasil, colocando em risco a biodiversidade e a produção de alimentos. Para enfrentar esse problema, o Fórum Espírito-Santense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos (FESCIAT) lançou a campanha “Do Favo à Biodiversidade”.
A iniciativa visa conscientizar a população sobre a importância das abelhas para o equilíbrio ecológico e para a agricultura. Além disso, busca alertar para a necessidade de notificar casos de morte, sinais de doenças ou infestações por pragas que afetem esses polinizadores essenciais.
Responsáveis pela polinização de até 80% das plantas cultivadas, esses insetos desempenham um papel fundamental para a manutenção da vida no planeta. Sem a presença das abelhas, a produção de alimentos em escala global seria gravemente comprometida, reforçando a urgência de sua preservação.
Caso observe abelhas mortas ou com comportamento anormal, não deixe de notificar! O registro pode ser feito de forma simples, por meio do site www.idaf.es.gov.br, na aba E-SISBRAVET — sistema utilizado pelo produtor rural — ou diretamente no escritório do IDAF em seu município.
Proteja as abelhas. Preserve a vida.
Fonte: MINISTÉRIO PÚBLICO ES










































