Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Turismo debate difusão do tênis de mesa no Espírito Santo

Comissão de Turismo debate tênis de mesa em última reunião de 2025 / Foto: Lucas S. Costa

publicidade

A Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa (Ales) realizou nesta terça-feira (16), em sua última reunião do ano, uma apresentação voltada à difusão do tênis de mesa no Estado. Representantes da Federação Espírito-Santense de Tênis de Mesa (Festeme), atletas e dirigentes participaram do encontro, que destacou o crescimento da modalidade, seus impactos sociais e as perspectivas para 2026.

Durante a reunião, o representante da Festeme e presidente do Centro Esportivo Unidos da Bela (Ceub), Claudio Meneguz, ressaltou a importância do espaço institucional aberto pela Assembleia para dar visibilidade ao esporte. “Esse espaço aqui realmente dado a nós é de suma importância pra mostrar que existe tênis de mesa e que a gente pode crescer”, afirmou.

Meneguz também chamou atenção para o papel social da modalidade, especialmente na formação de crianças e jovens. “A oportunidade tem que chegar primeiro do que as drogas, do que a criminalidade. Mais importante do que uma medalha ou um troféu é ser um cidadão. É isso que a gente acredita e é por isso que estamos aqui”, destacou.

Leia Também:  Governo define regras para agentes de licitação

Metas para 2026

A Festeme apresentou as metas para o próximo ano. Entre os objetivos estão o fortalecimento da categoria feminina, melhorias na infraestrutura e na organização do circuito capixaba, a formação de novos atletas — com a meta de alcançar 200 praticantes —, a expansão da modalidade para o interior do Estado, o aumento em 33% do número de clubes filiados e a realização de pelo menos um evento nacional no Espírito Santo.

O atleta do Ceub, Rodrigo dos Santos, compartilhou sua trajetória no esporte e a importância dos projetos de base. “Sem esse projeto, sinceramente, eu não estaria ativo no tênis de mesa. Tenho gratidão às pessoas que tornaram isso possível”, relatou.

Reconhecimento institucional

O presidente da Comissão de Turismo, deputado Coronel Weliton (PRD), destacou a relevância de abrir espaço para que federações e atletas apresentem suas demandas e projetos. “Toda atividade esportiva do Estado merece nosso respeito. A comissão está aberta para ouvir os praticantes, entender as dificuldades e discutir as projeções para 2026”, afirmou.

O parlamentar também contextualizou o crescimento da modalidade no Espírito Santo, ressaltando o papel da Festeme na organização de competições e na integração do Estado ao calendário nacional. Segundo ele, o tênis de mesa tem se consolidado com eventos regulares e participação de atletas de diferentes municípios capixabas.

Leia Também:  Assédio nas forças de segurança em pauta

Homenagens e balanço do ano

Durante a reunião, a Comissão entregou certificados a atletas e representantes que se destacaram na modalidade no Espírito Santo. Foram homenageados: Carlos Klippel, Mateus Miranda, Warley Silva, Julio Sales, João Felipe Fardim, Elson Lucio Guaitolini e Claudio Meneguz.

Por se tratar da última reunião do colegiado em 2025, o deputado Coronel Weliton também fez um balanço dos trabalhos realizados ao longo do ano. De acordo com ele, a comissão promoveu 16 reuniões ordinárias, três extraordinárias, duas sessões solenes e analisou cerca de 50 projetos. “O saldo é extremamente positivo. Profissionalizamos a comissão, ouvimos a sociedade e transformamos sugestões em projetos, indicações e ações que já refletem no orçamento de 2026”, concluiu.

Fonte: POLÍTICA ES

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade