Será realizado nesta quinta-feira (13/03), o Tribunal do Júri para o julgamento do réu Celso Luís Ramos Sampaio, médico acusado pelo assassinato da então companheira, a pedagoga e miss pomerana Rayane Luiza Berger, morta aos 23 anos, na zona rural de Santa Maria de Jetibá, em 2015.
O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça Criminal de Vitória, atuará pela condenação réu pelo crime de homicídio qualificado (por motivo fútil, com recurso que dificultou a defesa da vítima e em situação de violência doméstica – feminicídio).
Quando e onde:
Nesta quinta-feira (13/03), a partir das 8 horas, na nova sede do Fórum Criminal de Vitória, “Fórum Criminal Des. Jose Mathias de Almeida Neto”.
Endereço: Avenida Fernando Ferrari, n.º 1000, bairro Mata da Praia (em frente à UFES).


Caso Rayane Berger
No dia 6 de junho de 2015, o médico Celso Luís Ramos Sampaio teria dopado a companheira, Rayane, com medicamento de uso controlado e proferido golpes com objeto contundente, causando ferimentos na nuca da vítima.
Em seguida, o réu colocou a vítima em um veículo e forjou um acidente automobilístico, próximo ao distrito de Alto Rio Posmosser, na zona rural de Santa Maria de Jetibá. No dia seguinte, ciclistas avistaram o automóvel submerso num rio ao lado da estrada e acionaram os Bombeiros Voluntários.
O corpo de Rayane foi encontrado no automóvel, no banco do carona, sem cinto de segurança e com ferimentos na região da nuca. As investigações apontaram que o crime foi premeditado e executado por Celso Luís.
Conforme a denúncia do MPES, o casal tinha um relacionamento conturbado, já haviam separado e reatado diversas vezes, e tinham conhecimento de traições recíprocas. Entretanto, uma das traições teria sido o motivo de Celso Luís planejar e executar o crime contra Rayane.
Na época, o réu estava cumprindo pena de 16 anos de reclusão por outro crime. Ele foi condenado pelo homicídio contra um colega de profissão, ocorrido em 1996, um crime passional, devido o relacionamento da vítima com a ex-esposa de Celso Luís.
Pedido por Justiça
O caso gerou grande repercussão e comoção na cidade de Santa Maria de Jetibá, motivo pelo qual, a partir de uma ação de desaforamento (transferência) apresentada pela defesa do réu, o júri acontecerá em Vitória.
A mãe de Rayane relatou, em vídeo, a angústia pela espera por justiça nesses quase 10 anos do caso. Ela acredita na atuação do MPES, que buscará a condenação do réu.
Assista ao vídeo: https://youtu.be/WqKW6UgULfI.
Fonte: MINISTÉRIO PÚBLICO ES