Profissionais que atuam na área do esporte foram homenageados na Assembleia Legislativa (Ales) em uma sessão solene que celebrou o esporte como ferramenta de transformação social. Trinta homenageados receberam a Comenda do Mérito Esportivo José de Anchieta Fontana na noite de terça-feira (23). O evento foi proposto pelo deputado Coronel Weliton (DC).
“Essa sessão reconhece não apenas os resultados alcançados, mas o compromisso, dedicação, disciplina e paixão daqueles que fazem do esporte uma ferramenta de transformação social. Os profissionais do esporte têm muito a nos ensinar sobre dedicação, perseverança e superação. O esporte vai muito além de vitórias e medalhas. Ele educa, transforma vidas, orienta a juventude e deixa um legado que ultrapassa gerações. Espero que essa homenagem represente um grande agradecimento a todos vocês por esse trabalho tão importante para o presente e para o futuro”, disse o parlamentar.
O secretário estadual de Esporte e Lazer, Paulo Marcos Lemos, destacou a interlocução da pasta com outras políticas públicas. “Precisamos ver o esporte como essa ferramenta que se articula e fortalece outras áreas. Investir em esporte significa investir em saúde, por exemplo. Sem falar no trabalho essencial de formação e proteção de crianças e adolescentes dentro de uma perspectiva de assistência social”, afirmou o secretário.
O presidente do Conselho Regional de Educação Física, Ibsen Pettersen, falou sobre a importância da profissão. “Antes do foco da competição, o esporte traz saúde. E também traz a experimentação, auxiliando o desenvolvimento emocional, motor e cognitivo. O profissional de educação física desempenha esse papel tão importante na nossa sociedade, um investimento de vida no outro, como professor ou como treinador. É uma profissão que impacta a vida das pessoas profundamente”, disse Ibsen.
Comenda José de Anchieta Fontana
A Comenda do Mérito Esportivo José de Anchieta Fontana foi criada pela Resolução 2.247/2005 para homenagear atletas, ex-atletas e personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do esporte amador ou profissional capixaba e nacional.
Os homenageados da sessão solene foram representados por Otávio Guimarães Tavares da Silva, membro da Academia Olímpica Brasileira, do Comité Olímpico do Brasil e do Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin (Ufes).
“Os profissionais envolvidos no esporte – professores, treinadores, fisioterapeutas, técnicos – colocam o sistema em movimento. Mas o que faz o sistema acontecer são os atletas. Eu atuo aqui há 27 anos e acompanho um processo contínuo e sólido de investimento em esportes. E vou aproveitar que estou na Casa de Leis para dizer que esse processo ainda pode melhorar muito com o apoio de vocês. Não se faz esporte, sobretudo de alto rendimento, sem investimento”.
Lista de homenageados segundo o Cerimonial da Ales
1 – Agnaldo da Silva Góes
2 – Ary Jorge Rodrigues Pereira
3 – Cícero Augusto da Costa
4 – Eliane Cunha Gonçalves
5 – Evaldo Luiz Barbosa
6 – Fabricio Lopes Buzatto
7 – Félix Gomes Martins
8 – Fernanda Coutinho Lopes Raposo
9 – Fernando Paes de Pontes
10 – Flávio Dias Junqueira
11 – Francisco Rodrigues Brioschi
12 – Gilmar da Silva
13 – Ibsen Pettersen
14 – Jackson Gomes Morais
15 – José Pereira dos Santos Filho
16 – Joyce Juliatti
17 – Luciana Marta Crevelari Colodeti
18 – Luiz Roberto Gomes
19 – Maria Luisa Rezende Borges
20 – Maria Luiza Rezende Salles Hortélio
21 – Mateus Corrêa de Souza
22 – Matheus Djalma Pinto Nascimento
23 – Nelson Soares da Sil
24 – Ney Eduardo Simões Neto
25 – Otávio Guimarães Tavares da Silva
26 – Paulo Cesar Azevedo Torres
27 – Pollianny Alves da Silva
28 – Raul Costa.
29 – Rodney Seyr
30 – Rounilo Furlani Costa
Fonte: POLÍTICA ES







































