Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Exposição 190 Caminhos da Cidadania supera 1,4 mil visitantes em um mês

Mostra está aberta até 31 de agosto, de segunda a sexta / Foto: Instagram 190 Caminhos da Cidadania

publicidade

A exposição 190 Caminhos da Cidadania, em cartaz na Assembleia Legislativa (Ales), ultrapassou a marca de 1.400 visitantes em seu primeiro mês. Entre os dias 25 de maio e 25 de junho, a mostra recebeu 1.403 pessoas, consolidando-se como um espaço de aproximação entre o Parlamento estadual e a sociedade por meio da história, da arte e da educação.

O levantamento do Setor Educativo da exposição aponta que, no período, foram atendidas 31 escolas em visitas com mediação dialogada, envolvendo 930 estudantes. Além disso, 32 professores participaram de um encontro de formação voltado à utilização da mostra como ferramenta pedagógica.

Para o presidente da Ales, deputado Marcelo Santos (União), o balanço do primeiro mês demonstra que a iniciativa tem alcançado o objetivo de aproximar a população da história, reforçando o papel institucional do Parlamento capixaba.

“Chegar a um mês da exposição não é apenas chegar a uma marca de visitação. Comemoramos porque vemos a nossa Casa com oportunidades para mostrar a sua importância. Fico feliz em ver gente circulando, perguntando, reconhecendo a história do nosso Parlamento e entendendo o que significa a Assembleia Legislativa do Espírito Santo ao longo de 190 anos. Isso mostra que estamos cumprindo o propósito da exposição”, afirma.

Responsável pelo projeto educativo, a arte-educadora Mara Perpétua explica que a proposta vai além do modelo tradicional de visita guiada. Segundo ela, o roteiro foi elaborado para estimular a participação do público e construir conhecimentos a partir das experiências dos próprios visitantes.

Leia Também:  Iniciativa difunde conhecimento nas escolas sobre neurodivergências

“Não é uma visitação guiada. A gente está mudando um pouco esse conceito. Trabalhamos com o repertório que as pessoas trazem e criamos um circuito expositivo mais pedagógico, para que elas consigam gerar significados tanto a partir das obras de arte quanto do acervo histórico”, destaca.

A diversidade do público é um dos aspectos que mais chamam a atenção da equipe responsável pela mostra. Além de estudantes e professores, a exposição já recebeu pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, interessados em desenvolver estudos de mestrado e doutorado, bem como pessoas que participaram diretamente da história da Assembleia.

Mara lembra que, ao visitar a exposição, muitos visitantes entram pela primeira vez no Palácio Domingos Martins. “Tem um número muito grande de pessoas que nunca entraram na Assembleia. A exposição abre essa possibilidade de conhecer a Casa de um jeito mais convidativo, com acesso à galeria, ao plenário e à história do Legislativo”, observa.

O relatório também registra a presença de representantes de instituições e empresas como Vale, Arcelor, ES em Ação, Instituto Arte Cidadania e Itaú, além de organizações da sociedade civil e da comunidade acadêmica.

Pesquisa e cidadania

Mara Perpétuo destaca ainda o interesse despertado pelo conteúdo para novas pesquisas acadêmicas. De acordo com ela, durante as visitas surgem debates que ampliam o olhar sobre personagens e acontecimentos da história política capixaba.

Leia Também:  Defensores de direitos humanos cobram proteção

“A exposição possibilita novos desdobramentos. Recebemos, por exemplo, uma estudante de mestrado que comentou que a trajetória da professora Judite poderia render um artigo. Isso mostra como esse espaço também inspira novas pesquisas”, afirma.

Visitação

Escolas podem agendar visitas mediadas pelo site da Assembleia. O percurso tem duração aproximada de uma hora e meia. Já os visitantes individuais podem conhecer a mostra sem necessidade de agendamento prévio. A exposição permanece em cartaz até 31 de agosto.

190 Caminhos da Cidadania

A exposição 190 Caminhos da Cidadania é fruto de pesquisa realizada por meio de convênio entre a Ales e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Reúne fotos, documentos e mobiliários antigos, bem como pinturas do acervo do Legislativo e obras contemporâneas, entre outros.

A mostra, que ocupa uma área de 700 m² no pilotis da Ales, foi viabilizada graças a recursos captados por meio da Lei Federal de Incentivo a Projetos Culturais (Lei Rouanet) e conta com patrocínio da Vale, Grupo Autoglass, ArcelorMittal, Banestes, Itaú e Bandes.

Serviço – Exposição 190 Caminhos da Cidadania
Local: Assembleia Legislativa (Av. Américo Buaiz, 205 – Enseada do Suá)
Visitação: segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas
Entrada gratuita

Fonte: POLÍTICA ES

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade