A Assembleia Legislativa (Ales) está se preparando para a 1ª Conferência Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que acontece na próxima semana (de 30 de junho a 2 de julho) em Brasília.
O subdiretor de Sustentabilidade da Casa, Williman Andrade, é quem representará o Parlamento capixaba na conferência. Ele é um dos cinco delegados eleitos para representar o Espírito Santo no evento organizado pela Presidência da República.
“A gente foi eleito por voto na nossa conferência estadual. Como delegado representante com direito a voto do estado, foram eleitos apenas cinco delegados, e a Assembleia é uma delas. A expectativa é excelente”, afirmou Williman.
O encontro na capital federal reunirá estados e municípios para a construção de políticas públicas baseadas nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que compõem a Agenda 2030 proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Um caderno de propostas consolida mais de mil contribuições enviadas pelas etapas preparatórias de todo o país. Essas propostas estão divididas em seis eixos temáticos: Democracia e Instituições Fortes; Sustentabilidade Ambiental; Promoção da Inclusão Social e o Combate às Desigualdades; Inovação Tecnológica para o Desenvolvimento Sustentável; Governança Participativa; e Colaboração Setorial e Financiamento da Agenda 2030.
“O objetivo é que todas as análises e propostas em relação a políticas públicas relacionadas aos ODS sejam analisadas nessa conferência nacional, gerando grupos de trabalho. A gente não vai lá simplesmente para ouvir, e sim para falar. É dialogar e fazer com que saia um relatório final a ser enviado para a Secretaria Nacional da Presidência da República”, explicou o subdiretor.
Pioneirismo
De acordo com Williman Andrade, o Espírito Santo chega à capital federal em uma posição de vanguarda. Ele aponta que a forte articulação entre o Parlamento, o governo do Estado e a iniciativa privada facilita a aplicação prática das metas da Agenda 2030.
Como exemplo desse alinhamento na Ales, o subdiretor cita o trabalho das frentes parlamentares e comissões permanentes, como as relacionadas ao Meio Ambiente, Saúde, Segurança, Proteção dos Animais e do Rio Doce.
“Toda a produção legislativa e o trabalho que o deputado executa na Casa hoje estão vinculados aos ODS. A Assembleia saiu na frente ao ser precursora em ter seus projetos de lei já vinculados às metas da ONU, seja para erradicação da pobreza, saúde ou água potável”, pontuou.
Foco no cidadão
Para a Diretoria de Sustentabilidade da Ales, o principal indicador de sucesso da conferência em Brasília será a capacidade de fazer com que as diretrizes globais impactem positivamente o dia a dia da população capixaba.
“A gente quer que a política pública chegue lá na ponta: no cidadão, no agricultor, no empresário e nas instituições que precisam desse direcionamento para ter um ambiente melhor e uma vida economicamente mais sustentável. O tema central é, realmente, a inclusão dos mais necessitados”, concluiu Williman.
Fonte: POLÍTICA ES






































