Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Secretaria de Recuperação do Rio Doce tem crédito especial aprovado pela Assembleia

publicidade

Em sessão extraordinária realizada nessa segunda-feira (14), a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) aprovou o Projeto de Lei (PL) 194/2025, de autoria do Governo do Estado, que autoriza a abertura de crédito especial no valor de R$ 617 milhões para a Secretaria de Recuperação do Rio Doce (Serd).

Criada pelo Governo do Estado em dezembro de 2024, a Serd tem como finalidade apoiar, coordenar, orientar, monitorar e fiscalizar o planejamento e a execução dos projetos e ações voltados à reparação, restauração e compensação de danos socioambientais e socioeconômicos do desastre ambiental de Mariana, ocorrido em 2015.

O valor aprovado pela Assembleia Legislativa será incluído no orçamento vigente para o apoio e execução de projetos e ações integradas para cumprimento do Acordo Judicial para Reparação Integral e Definitiva relativa ao Rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana (MG), além de capacitação e Treinamento de Recursos Humanos e administração da pasta.

“O objetivo da Secretaria de Recuperação do Rio Doce é garantir o cumprimento das obrigações assumidas pelo Estado no acordo judicial para reparação integral e definitiva. Junto com as demais Secretarias, estamos desenvolvendo projetos na área ambiental, no saneamento e em outras ações que tragam o desenvolvimento sustentável para as cidades capixabas impactadas pelo desastre ambiental”, afirmou o secretário de Estado, Guerino Balestrassi.

Leia Também:  Dia Nacional da Mata Atlântica: Espírito Santo registra diminuição de quase 33% no número de desmatamento ilegal

O acordo judicial de Mariana, homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 6 novembro de 2024, envolve o Governo Federal, os Governos de Minas Gerais e Espírito Santo, o Ministério Público Federal (MPF), a Defensoria Pública da União (DPU), os Ministérios Públicos e Defensorias Estaduais e as empresas Samarco Mineração, Vale e BHP Billiton Brasil.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Serd

Renato Costa Neto / Karina Soares

(27) 99944 1204 / 99228 1226 / (27) 3636 1496

[email protected] / [email protected]

Fonte: GOVERNO ES

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade