Mais de 70 servidores municipais têm um compromisso importante na manhã desta terça-feira (15): eles vão se reunir às 9h30 no auditório do Centro Administrativo Arino Gonçalves, em Serra Sede, para iniciar a elaboração do novo Plano Plurianual (PPA) da cidade, que deve vigorar entre 2026 e 2029.
Durante o encontro será apresentada a metodologia de trabalho e o cronograma para todas as etapas de construção do documento — considerado um dos principais instrumentos de planejamento estratégico da administração pública.
As equipes envolvidas terão a missão de pensar o futuro da cidade: são eles que vão desenhar o novo PPA, e acompanhar o andamento de suas entregas ao longo dos próximos quatro anos. O plano define diretrizes, objetivos e metas para o desenvolvimento da Serra e serve como base para a elaboração das leis orçamentárias anuais, garantindo o uso eficiente e inteligente dos recursos públicos.
Segundo a secretária adjunta de Planejamento Estratégico, Dourine Suce, o PPA é essencial para assegurar que as políticas públicas tenham continuidade, mesmo em períodos de transição entre governos. “O Plano Plurianual fortalece a democracia ao permitir maior transparência e participação cidadã nas decisões sobre onde e como investir o dinheiro público. Isso contribui diretamente para melhorar a qualidade de vida da população”, destacou.
A construção do PPA 2026/2029 será alinhada ao plano estratégico de longo prazo, desenvolvido no final de 2024. Prevista para ser concluída até agosto, a construção do PPA contará com etapas de escuta popular, por meio de consultas e audiências públicas e diálogos com representantes da sociedade civil e setores produtivos do município
Fonte: Prefeitura de Serra ES