Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Detran|ES promove reflexão no trânsito em memória às vítimas de sinistros

publicidade

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) realizou nesta quinta-feira (07), na Avenida Fernando Ferrari, em frente à sua sede administrativa, uma ação educativa de abordagem a condutores, pedestres e ciclistas. Com mensagens de atenção ao trânsito, o barulho dos motores deu lugar a um momento de silêncio e reflexão.

A ação marcou o Dia Nacional em Memória das Vítimas do Trânsito, data instituída pela Lei nº 15.389/2026, sancionada em abril de 2026. A iniciativa faz parte do Movimento Maio Amarelo 2026, que traz o tema “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”, e buscou humanizar os dados de acidentes no Estado.

Diante de um cenário preocupante — em que, somente de janeiro a abril deste ano, 314 pessoas perderam a vida no trânsito capixaba —, o diretor-geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, demonstrou sensibilidade e fez um chamamento à sociedade:

“Nesta data, queremos nos solidarizar com as milhares de famílias enlutadas no Estado e em todo o país; são perdas irreparáveis. Precisamos nos mobilizar e estar cada vez mais presentes com ações de educação e fiscalização. Da mesma forma, a própria sociedade deve repensar seu comportamento para que consigamos pôr fim a esse contexto de tantas mortes. Fica aqui o nosso respeito e o nosso luto em memória das vítimas de sinistros de trânsito”, afirmou o diretor.

Leia Também:  Portaria Conjunta abre seleção para criação de nova RPPN na bacia do Rio Doce

São mais que números, são vidas

Dessa vez, quem foi parado pelas equipes de educação do Detran|ES, pelos agentes da Guarda Municipal de Vitória e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi convidado a refletir sobre a responsabilidade ao volante.

“A gente sempre acha que acidente só acontece com o vizinho. Eu estava passando e, de repente, fui impactado pela mensagem. Isso me fez pensar em quem está em casa me esperando voltar”, relatou o motorista Adriano Pereira.

Enxergar o outro salva vidas

“O objetivo da ação de hoje era sensibilizar o coração das pessoas. Hoje não viemos para multar, viemos para salvar”, destacou Daniela Caniçali, coordenadora de Campanhas Educativas do Detran|ES. “Se tivermos conseguido fazer com que pelo menos uma pessoa tenha sido tocada e saído mais consciente, já é uma vitória para a segurança pública”, complementou.

O movimento Maio Amarelo continua durante todo o mês, com diversas atividades em escolas, empresas e vias públicas de todo o Espírito Santo. Clique aqui e acesse a programação.

Leia Também:  Fiscalização em feira de exposição proporciona recolhimento de mais de R$ 145 mil em ICMS e combate concorrência desleal

Participaram da ação: Agentes de educação do Detran|ES, Guarda Municipal de Vitória, Secretaria de Estado da Saúde (SESA) e artistas da Trupe do Instituto Salomão.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Zu Coelho / Fabricia Borges / Leonardo Quarto
[email protected]

Fonte: GOVERNO ES

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade