A Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa (Ales) recebeu, nesta terça-feira (3), representantes da Associação União Junina/ES para debater incentivos para as quadrilhas e festas juninas no estado. Anselmo Seixas, presidente da entidade, e Alfredo Simão pediram apoio do colegiado para preservar as tradições populares.
“Há 20 anos, quando nós começamos a dançar, foi no Sambão do Povo. Uma grande festa nossa”, recordou Anselmo Seixas. A situação é bem diferente da atual, disse o convidado.
Segundo Anselmo Seixas, os custos para os grupos folclóricos são elevados, especialmente com roupas, ficando entre R$ 8 e R$ 15 mil. “Nós temos a Lei Rouanet, mas temos que cumprir várias etapas para sermos selecionados. Para ter aquela concessão você vai trocar esse bônus todinho que você ganhou com a Lei Rouanet com o empresariado. Chega lá, você não consegue. Geralmente, não consegue. Você tem que andar muito para conseguir um apoio financeiro. Principalmente patrocinador. É realmente difícil”, disse o representante da Associação União Junina/ES .
Presidente da quadrilha Pinga Fogo, Alfredo Simão reforçou a necessidade de suporte para a preservação cultural. “Eu entendo que o Poder Legislativo não pode criar despesa nem para o Executivo municipal e nem para o estadual. Mas vocês têm o poder dos prefeitos. Vocês podem chegar aos prefeitos alinhados com vocês e falar “gente, vamos fazer”.
A presidente da comissão, deputada Iriny Lopes (PT), afirmou que pretende conversar com os prefeitos e com o governador em prol do fortalecimento das festas juninas. “Essa comissão tem dado apoio às artes mais tradicionais como a literatura, o teatro, a músicas. Mas nós temos nos dedicado muito à cultura popular, que anda meio escanteada. Nacionalmente”.
Iriny Lopes ressaltou que pretende conversar com o secretário Estadual de Cultura, Fabrício Noronha, para que ele possa ajudar no convencimento junto aos prefeitos para que os gestores ofereçam estrutura para custear as festas que a associação mantém com “muito esforço pessoal”.
Toninho da Emater (PSB) reforçou o compromisso com a causa. “Vamos propor uma lei para tornar a entidade como de utilidade pública estadual”. Segundo o parlamentar, outra medida que poderá ser tomada é criar uma data no calendário estadual.
O vice-presidente do colegiado, deputado Sergio Meneguelli (Republicanos), concordou sobre a necessidade de suporte do poder público. “É uma festa da manifestação popular. Então, quando o povo pode participar, é importante que o poder público esteja presente para incentivar, organizar, ou seja, fomentar que essa tradição nunca morra. A festa junina é uma tradição bem brasileira, nasceu no Nordeste, mas em todos os cantos, até no Rio Grande do Sul, a gente vê esse tipo de manifestação”, destacou o parlamentar.
Fonte: POLÍTICA ES




































