A merendeira Jaquiane Machado Amorim, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Mônica, em Caçaroca, recebeu nesta terça-feira (23) o prêmio da 3ª edição do Concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar, em cerimônia realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília. A profissional viajou à capital federal com a gerente de Alimentação Escolar do município, Izabelly Braga e a nutricionista responsável técnica da rede, Daiene Souza Gonçalves, para receber o reconhecimento conquistado com a receita “sopa de legumes com entremeio da casca de melancia”, que foi a mais votada do Espírito Santo.
O prefeito Weverson Meireles parabenizou Jaquiane e a equipe de alimentação escolar da Serra, destacando a premiação como motivo de orgulho para toda a cidade. “Essa conquista nos enche de orgulho e mostra a força do trabalho realizado na nossa rede municipal. Todos os dias, servimos mais de 98 mil refeições para as nossas crianças e adolescentes, garantindo alimentação de qualidade, nutritiva e preparada com muito cuidado. Educação, para nós, é prioridade e a merenda escolar é fundamental para a permanência dos estudantes na escola, para a aprendizagem e para o desenvolvimento saudável”, afirmou.
Para a secretária de Educação da Serra, Mayara Candido, o reconhecimento reforça o compromisso da rede municipal com uma alimentação escolar de qualidade e evidencia como ações desenvolvidas no cotidiano das unidades podem gerar impacto positivo na aprendizagem, na saúde e na formação integral dos estudantes.
“Nossa alimentação escolar é uma importante ferramenta de cuidado e aprendizagem muito importante. Essa conquista também mostra que iniciativas como o Merenda Sustentável estão no caminho certo, ao promover hábitos alimentares saudáveis e o aproveitamento integral dos alimentos. Investir em uma alimentação de qualidade é ampliar oportunidades, e contribuir para que nossas crianças e estudantes tenham as melhores condições para aprender e construir seus projetos de vida”, destaca.
Emoção
Jaquiane não escondeu a emoção: “Estou muito feliz e emocionada por viver esse momento. Nunca imaginei que um dia estaria aqui, em Brasília, recebendo um prêmio tão importante. Esse reconhecimento mostra que o nosso trabalho faz a diferença na vida das crianças. A gente prepara cada refeição com muito carinho, dedicação e amor”, disse a merendeira, que completou: “Esse prêmio não é só meu, é de todas as merendeiras que, todos os dias, dão o seu melhor para oferecer uma alimentação de qualidade aos nossos estudantes.”
Para a gerente de Alimentação Escolar, Izabelly Braga, a premiação marca um momento histórico para o município. “Receber esse prêmio nacional representa o reconhecimento de um trabalho feito diariamente com muito compromisso, responsabilidade e carinho. Esse prêmio mostra que estamos no caminho certo e reforça a importância de investir cada vez mais na alimentação escolar”, afirmou.
Ela explica que a conquista se conecta ao projeto “Merenda Sustentável”, que incorpora práticas de aproveitamento integral dos alimentos nos cardápios da rede, tornando a escola um espaço de promoção da saúde, da consciência ambiental e de hábitos alimentares mais sustentáveis.
O concurso
O concurso é uma iniciativa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em parceria com a Itaipu Binacional, o Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) e a FADEMA. A competição integra o projeto Alimentação Escolar Nota 10 e tem como objetivo reconhecer e valorizar o trabalho das merendeiras do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A receita premiada chama atenção por utilizar a parte branca da melancia, entre a polpa e a casca, em um prato nutritivo e aprovado pelas crianças, reforçando práticas de aproveitamento integral dos alimentos e redução do desperdício.
Fonte: Prefeitura de Serra ES





































